Versiculos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”




Quantas interpretações diferentes você já ouviu sobre esse texto? Lembra de alguma pregação ou explicação sobre o que significa o camelo? Ou a agulha? Eu gostaria de citar-lhes algumas das que já ouvi.



Em outro artigo postado aqui, falamos da Simplicidade do Evangelho. Poderíamos continuar usando o mesmo título ao abordarmos sobre o conhecido texto de Marcos 10.25; mas antes quero lembrar algumas explicações que certamente você já ouviu à respeito desse texto encontrado no livro de Marcos e também em Lucas 18.25 e curiosamente, todas as interpretações concordam apenas que o rico a quem Jesus se refere, é uma pessoa que possui muitos bens materiais, agora, quanto ao camelo e a agulha (…) quanta bobagem! Vamos a elas;



Certamente você já ouviu algum pregador dizer que esse “camelo” citado por Jesus era na verdade um fio de linha feito de algodão usado na confecção de roupas, ou seja, o que conhecemos hoje em dia pela nossa mãe ou avó fazendo roupas de tricô ou crochê. Explicam que por se tratar de um material feito manualmente, esse fio não tinha a firmeza que os fios industriais de hoje em dia possuem, dificultando assim a passagem pelo orifício de uma agulha de costura e levava-se muito tempo para conseguir fazer isso, e finalmente quando se conseguia atravessá-lo, uma parte difícil do trabalho havia sido conquistada, logo, um rico entrar no reino de Deus era tão difícil quanto a tal tarefa, por isso Jesus usou esse exemplo.



E a agulha? Dizem que a agulha era uma pequena porta nos muros da cidade e os viajantes ao chegarem durante a noite, deixavam os camelos do lado de fora do muro e passavam abaixados por essa porta, porque as outras portas que os camelos usavam ficavam fechadas durante a noite, devido ao perigo de assaltos e roubos, mas essa pequena porta deixada para as pessoas entrarem era obviamente impossível ser usada por um camelo.



Existem muitas outras explicações, dizem também que a porta era a passagem estreita de um curral e seria uma passagem muito apertada dificultando assim o camelo sair do curral. O animal ficava preso durante o tempo que não estava sendo usado em trabalhos, logo, o rico entrar no reino de Deus era semelhante a essa dificuldade que o camelo tinha em fugir do lugar onde era posto.



Você conhece mais alguma explicação que seja diferente dessas que citei? Eu conheço! Na verdade eu posso afirmar que conheço a verdadeira, quer conhecê-la também? Garanto a você que não precisa ser um profundo conhecedor de teologia ou assuntos bíblicos doutrinários, basta ler o texto com atenção e você vai ver a simplicidade do evangelho do nosso senhor Jesus! (…) vamos ao texto?



“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus, E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?



Jesus, porem olhando para eles disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.



Em primeiro lugar, diferente do que as pessoas pensam Jesus não esta tratando aqui sobre condição financeira de ninguém, mas o texto trata de salvação. Muitos interpretam essas palavras pensando ser algo sobre prosperidade ou algo parecido, na verdade se enganam não somente sobre o que Jesus quer nos ensinar, mas também a respeito do camelo e da agulha.



O camelo aqui é exatamente o que você conhece, aquele bicho esquisito usado como transporte no deserto, cientificamente chamado de Camelus Dromedarius e certamente Jesus tinha familiaridade com esse animal que servia de transporte a todos.



E a agulha? Eu te pergunto; o que você conhece por agulha nos dias de hoje? Seria aquele pequeno objeto de metal que serve para fazer costura? Sim, esse mesmo objeto de hoje Jesus usou para fazer esse comparativo e você concordará que para um bicho de dois metros de altura passar por um buraquinho milimétrico de uma agulha além de ser impossível seria uma incoerência crer nisso, não é verdade? Pois saiba, foi exatamente isso que Jesus nos ensinou.



Troque a palavra rico por pobre, ou bebado, ladrão, prostituta ou simplismente por homem (…) qualquer ser humano independente de sua condição, cor ou idade era impossibilitado de entrar no Reino de Deus, quem nos possibilitou isso foi o Pai enviando seu filho para resgatar a dívida do pecado e da morte.



Entrar nesse reino sem o milagre da salvação, é impossível, nem eu nem você nem qualquer outro homem ou mulher que já nasceu nesse mundo teria a graça maravilhosa de entrar no Céu, mas o Senhor nosso Deus tornou isso possível!



Então, meu querido amigo, é mais fácil o camelo (bicho) passar pelo fundo de uma agulha (de costura), do que o rico, o pobre, eu e você entrar no Reino do Senhor!



Mas à Deus todas as coisas são possíveis, Aleluia!!!


Eliseu Soares articulista do portal Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Vote

Procure No blog